A Ecoplan Engenharia é ISO 9001:2008, dentro do escopo "Serviços de consultoria relacionados a estudos e projetos multidisciplinares de engenharia, arquitetura e meio ambiente em âmbito nacional; supervisão e fiscalização de obras, gerenciamento de empreendimentos e programas no estado do Rio Grande do Sul".


Na busca do aprimoramento técnico-operacional, em 1999, a Diretoria da Ecoplan Engenharia decidiu implantar na empresa um Sistema da Qualidade que aprimorasse os processos relacionados com suas atividades de projeto, gerenciamento e consultoria. Desde o início, o Sistema da Qualidade foi orientado no sentido de identificar, melhorar e monitorar os processos internos, de forma a atender melhor clientes, conhecer e controlar as informações na busca da melhoria contínua da Empresa.

Para a implementação do Sistema da Qualidade, uma das primeiras atividades foi a divulgação da POLÍTICA DA QUALIDADE para todos os integrantes da Empresa e a designação do Representante da Administração, o Engenheiro Carlos Alves Mees.

Paralelamente a isso, em setembro de 1999, a Ecoplan aderiu ao Programa QUALIHAB da CDHU, no Programa Setorial da Qualidade - PSQ - Setor de Gerenciamento de Empreendimentos, em conjunto com o Sinaenco e a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, como entidade certificadora. O Programa Qualihab (Programa de Qualidade da Construção Habitacional do Estado de São Paulo) é dividido em 4 níveis de certificação e serviu para ajudar a Empresa a organizar a casa para atingir seu objetivo maior: a certificação ISO 9001.

A participação e posterior certificação no Programa Qualihab, em agosto de 2000, facilitou o alcance de metas intermediárias dentro da certificação ISO, pois o sistema de certificação em níveis apresenta correlação direta com os requisitos da Norma ISO 9001. Vale destacar, também, a importância da colaboração e participação das equipes para atingir os objetivos e metas estabelecidos.

Assim, dentro dos prazos determinados pela Ecoplan em seu Programa de Certificação do Sistema da Qualidade, os esforços foram concentrados para que houvesse um crescimento efetivo do sistema. Com o comprometimento da diretoria e de toda equipe, em 6 de julho de 2001, a ECOPLAN ENGENHARIA, no Rio Grande do Sul, obteve a certificação ISO 9001:94, pelo organismo certificador BVQI (Bureau Veritas Quality International), dentro do escopo: "Serviços de consultoria relacionados a estudos e projetos multidisciplinares de engenharia, arquitetura e meio ambiente em âmbito nacional; supervisão e fiscalização de obras, gerenciamento de empreendimentos e programas no estado do Rio Grande do Sul".


A partir do início de 2003, o Sistema da Qualidade da Ecoplan voltou-se para a migração para a versão 2000 da norma ISO 9001. A ISO 9001:2000 reflete a integração da responsabilidade da direção, gestão de recursos, realização do produto e medição, análise e melhoria para implementar um Sistema da Qualidade efetivo. O upgrade foi realizado nos dias 6 e 7 de novembro de 2003 pelo organismo certificador BVQI, sendo a Ecoplan Engenharia, no Rio Grande do Sul, certificada pela ISO 9001:2000.

Como manutenção ao Sistema da Qualidade, no período de 09 a 11 de novembro de 2009, foi realizado upgrade para a versão 2008 da norma ISO 9001. Nesta data, a Ecoplan Engenharia, no Rio Grande do Sul, obteve a certificação, pelo organismo certificador BVQI, na ISO 9001:2008.


voltar